Pela primeira vez no Ceará, o bailaor, coreógrafo e professor de flamenco, o cubano Miguel Alonso, chega à Fortaleza para ministrar o curso de “Danças Flamencas e Atualização de Movimentos”, de 7 a 11 de outubro, na sala de dança do Porto Iracema das Artes. O artista chega na capital a convite do Grupo Tablado, principal referência no estudo e na difusão da cultura hispânica no Ceará.
As turmas estão divididas em iniciante e intermediário/avançado, com horários de 17h30 às 19h e de 19h às 20h30. Podem participar artistas, dançarinos, bailarinos e aquelas pessoas que tenham interesse na dança flamenca ou queiram aprimorar seus movimentos. Informações sobre valores e turmas entrar em contato pelo telefone 85 9951-3447 (WhatsApp) ou acessando o Instagram @grupodedancatablado.
O curso faz parte das comemorações de 31 anos do Tablado, que traz o artista cubano para compartilhar suas vivências e estudos na dança flamenca ao longo de décadas.
Sobre o artista
Miguel Alonso nasceu em Cuba, mas reside em São Paulo desde 2000, onde montou seu Estúdio de Flamenco Miguel Alonso, em 2011. O espaço é dedicado ao ensino e estudo das danças flamencas. Aos 9 anos iniciou seus estudos de dança na Escola Vocacional do Ballet Nacional de Cuba e no Centro Andaluz, onde aprendeu ballet clássico, escola bolera, clássico espanhol, flamenco e bailes regionais.
Com 12 anos foi premiado na categoria mirim Estilo Flamenco, no Festival Internacional de Alicia Alonso, em Cuba, e no Bolshoi, na Rússia. A partir dos 18 anos, atuou como profissional no Ballet Espanhol de La Havana, na Cia Aires, na Cia Azaares e na Cia Tony Menendez. Apresentou-se em todos os tablados e teatros de Havana, tais como Gran Teatro Federico Garcia Lorca, El Mella, Festival Internacional de Dança Ibero-Americana e todo o complexo hoteleiro em Varadero.